Yamada só disputou dois campeonatos na lº Divisão
O campeonato paraense de futebol da Segunda Divisão em tempos remotos, tinha quase que um seleto grupo de times participantes. E que não aspiravam na prática, o acesso à Divisão de Profissionais. Dramático (do bairro do Telegrafo), Sucuri (do pessoal da Base Aérea), Guarany ( Cidade Velha) Jabaquara (Jurunas) e Santa Cruz (Pedreira) além do Sacramenta do bairro do mesmo nome, eram esses competidores assíduos. E que depois teve ainda a participação do Yamada, time mantido pelo entusiasmo ao futebol por parte de Milton, um dos irmãos da família e que enveredou por outros caminhos fora do comércio. Além do futebol, a música, sendo quase que o pioneiro do gênero brega que ele como compositor cristalizou na voz da cantora paraense Edna Fagundes, intérprete de bolerões dos anos 1960.
A divisão secundária naquele tempo era tão prolongada quanto a de profissionais. As partidas eram disputadas nas preliminares da Primeira Divisão ou em jogos isolados nos campinhos suburbanos. Em 1960 depois de ganhar o título de campeão da Segundona de 1959, o Yamada resolveu disputar a Primeira Divisão. Mesclou sua equipe com alguns jogadores já rodados no Remo, Paissandu e Tuna. Entre eles, Ailzo, Carlos, Côco e Vanginho, além de Jesus que jogara no Combatentes. O Yamada se tornou quase que um “saco- de - pancadas” sofrendo goleadas sonoras principalmente por parte dos três grandes.
Só participou de dois campeonatos (60/61) e depois só reapareceria nos anos 1980, mas no futsal. Agora, bancado por outro irmão dos Yamada, o Hiroshi .
Só participou de dois campeonatos (60/61) e depois só reapareceria nos anos 1980, mas no futsal. Agora, bancado por outro irmão dos Yamada, o Hiroshi .
O Yamada só disputou o campeonato de profissionais em 1960 e 1961. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário