O fato é muito antigo. Acontecido nos longínquos anos 1950. No tempo das acirradas disputas entre as seleções estaduais, que aconteceram até 1962. Quando a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) antecessora da CBF, “limou” a competição de seu calendário oficial.
Quando as seleções do Pará e Amazonas se enfrentavam no clássico que a imprensa escrita denominou de Jacaré X Jaraqui (jaraqui é um peixe típico do rio Amazonas) tudo de inusitado em termos de absurdos poderia acontecer.
Em um jogo realizado no antigo Parque Amazonense, estádio oficial antes do surgir p Vivaldão no início da década de 1970, em clima de “guerra” os dois times disputavam o primeiro jogo. Naquele tempo, não havia cabines de rádio separadas da torcida nos estádios nortistas. No antigo campo da Tuna, no Souza, as duas emissoras da capital, Clube e Marajoara, transmitiam os jogos no que se convencionou chamar de Tribuna de Honra. O mesmo local que abrigava a diretoria do clube e a turma da imprensa em geral –rádios e jornais, os dois meios de comunicação predominantes.
O narrador Grimoaldo Soares foi até Manaus transmitir o jogo pela Rádio Clube. A Marajoara ainda não fora inaugurada. Ao gritar o gol de empate do Pará, o narrador foi tendo sua voz sumida do ar. Tudo bem que o fato poderia ser encarado naqueles tempos pré-Embratel como coisa normal. Afinal, as transmissões eram feitas de modo precário. Quase na sorte do som chegar ao seu destino através da Radional que era a empresa que tinha o monopólio das comunicações a cabo: telefonemas, telegramas e as irradiações do futebol de um estado para o outro. A maioria das emissoras preferia se valer das ondas curtas de outras rádios quando lhes eram concedidas. Em nem todas dispunham de mais do que a onda média (AM).
Ocorre que a voz de Grimoaldo custou de mais a retornar ao receptor. E quando o narrador voltou a narrar percebia-se que algo teria acontecido no estádio. Ele ficara menos entusiasmado no decorrer do jogo até o seu final.
Quando a delegação paraense retornou à Belém, veio também a versão verdadeira sobre o fato. Grimoaldo sofrera um murro violento de um torcedor nas costas que interrompeu seu fôlego por alguns instantes. E depois de recobrado, preferiu manter-se silente até o final a partida.
Jacaré e Jaraqui haviam empatado o jogo. Mas antes assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário