sábado, 14 de julho de 2018

Plantonistas Famosos


Em tempo remoto a voz clara e possante de José Maria Nobre Gonçalves interrompia a transmissão do futebol narrado por Edyr Proença: “Alô, Edyr”. “Fala Zé” – era a brecha do saudoso speaker esportivo para que seu informante do Plantão noticiasse algum resultado importante de jogos pelos pais e pelo mundo afora. 

O Plantão Esportivo da Rádio Clube comandando por Carlos Alberto Pires Vieira, um rádio-escuta dotado de ouvido absoluto naquele tempo das “corujas permanentes” às emissoras de fora apenas pelas chamadas ondas curtas, era outro ponto alto do departamento esportivo da pioneira PRC-5. 

José Maria Gonçalves, contudo, era funcionário da Caixa Econômica e em meados dos anos 1960 foi transferido para o Rio de Janeiro. Ficou uma lacuna na informação plantonista. A extinta Guajará revelara através de seu QG dos Esportes (sigla que significa Quartel- General e adequado ao regime militarista que comandava o Pais naquela época, metaforicamente, equivalente ao Plantão) o locutor comercial Eduardo Tavares. Edu tinha voz aveludada, de timbre agradável e dicção esmerada, além do improviso correto quando por qualquer motivo a transmissão do jogo sofresse alguma interrupção momentânea. Foi a encomenda certa para substituir o antigo titular, por mais de 10 anos. Trocou o rádio pelo exercício da medicina. Morreu em 2010. 

Na atualidade, Carlos Alberto de Alverga que agora acumula a escuta - hoje facilitada pela internet – e também a informação, na equipe da Marajoara e Reinaldo Vieira, plantonista- informante da Liberal, com voz de boa entonação, são os nomes de maior destaque no Plantão das emissoras que transmitem o futebol em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil. Em algu...