Uma família de goleiros, a começar pelo pai. O goleirão (era bastante alto, mas ágil também nas bolas rasteiras) Délcio tinha outros três irmãos que jogaram na mesma posição e com o mesmo status de bons arqueiros. A família era de Cachoeira do Arari, no Marajó.
No início da década de 1960 veio para Belém jogar nas divisões de base da Tuna. Mas logo já era o goleiro titular do time principal. Excelente tanto nas colocações embaixo da trave nas defesas rasteiras quanto nas saídas das bolas aéreas. Quase soberano nas jogadas pelo alto. Sua estatura elevada e a sempre atenta colocação na pequena área, facilitavam seu desembaraço no gol. Seu único e fatal defeito era a bebida. Naquele tempo no time da Lusa quase só não bebia o técnico. O time titular de bom nível técnico era formado em sua maioria por biriteiros como o zagueiro Prata, o craque da Silva, - cracaço como meia-armador - e os atacantes Mário, Nascimento e Santiago. Os outros não se excediam tanto.
A Tuna aproveitou a passagem do Sport Clube do Recife por Belém, e emprestou Délcio e Prata ao clube pernambucano. Délcio destacou-se tanto que já era cogitado para integrar a Seleção Brasileira. Mas um incidente em uma boate, quando o goleiro foi baleado, encurtou a carreira dos dois atletas em gramados do Recife. Retornaram a Belém e continuaram a jogar na Tuna. Délcio ainda passaria pelo Paissandu mas sem tanto brilho e antes de completar 10 anos de atuação encerraria definitivamente sua trajetória que poderia ter sido mais prolongada e exitosa fora de Belém. Isso era quase que a regra naquela época do futebol romântico. Grandes jogadores viveram o mesmo drama social. Em todo o país. a
O atacante Mário jogou também no Paysandu?
ResponderExcluirJogou emprestado pela Tuna para o Torneio o Norte/Nordeste de 1970.Não foi tão bom quanto era na Tuna. Arisco e goleador. Naõ lembro se ficou no Papão ou foi devolvido. A Tuna foi campeã em 1970, mas o campeonato só foi decidido no início de 71. Isso era comum naquele tempo.
ExcluirBoa Noite!
ResponderExcluirObrigado pelo texto sobre a Tuna... Sou sobrinho do Délcio e buscava relatos sobre ele...
Ao sobrinho do Délcio (???),
ExcluirSeu tio foi um dos melhores goleiros que eu vi jogar. Uma pena que não zelasse tanto pela carreira, que poderia ter sido mais consagradora, pois chegou-se a falar (na época em que jogou no Sport-PE) sobre sua possível convocação à Seleção Brasileira.