A Clube Rediviva
Em 1984 a Rádio Clube foi vendida pela família Proença e a Arquidiocese de Belém, as maiores acionistas da tradicional PRC-5, para um grupo de empresário, todos eles com vínculos ao falecido e influente político do regime militarista, Jarbas Passarinho.
Seria um veículo de comunicação para enfrentar o recém lançado e bem sucedido jornal Diário do Pará, pertencente à família Barbalho.
O setor de maior audiêncida da emissora sempre fora seu eficiente Departamento de Esportes, chefiado pelo consagrado e saudoso Edyr Proença.
Ao repassar a emissora aos seus novos donos, Edyr resolveu afastar-se da rádio. Mas o setor esportivo continuou a funcionar normalmente com os demais integrantes. Só Edyr e o filho Edgar Augusto, que era um dos narradores, sairam.
Com pouco tempo, porém, sob o comando do novo grupo, um “aloprado” além de leigo na área radiofônica, foi designado como diretor para comandar a Clube e resolveu abruptamente extinguir o departamento esportivo. Com um simples aviso, afixado no quadro de notícias internas da rádio, ele informava que a partir daquele dia, o esporte na PRC-5 deixaria de funcionar. Aos poucos que lhe foram pedir explicações, alegara que fora decisão dos novos donos, em virtude do departamento ser deficitário.
Um autêntico terremoto se expandiu pela cidade com uma decisão tão esdrúxula. Até as concorrentes lamentavam o fato, em razão da tradição esportiva da PRC-5.
Por cerca de um ano e meio a Clube ficou ausente das atividades esportivas. Sua nova equipe só reaparece em 1986 quando o grupo do Diário do Pará adquire a emissora. Alguns remanescentes da antiga equipe foram aproveitados, tais como. : Cláudio Guimarães, Guilherme Guerreiro, Beraldo Frances , José Lessa e Jones Tavares. Foram contratados: Carlos Castilho, Agripino Furtado, Theodorico Rodrigues e Toninho Costa, que eram da Marajoara, além de Adonay do Socorro ( ex-Liberal ), Nonato Santos, Carlos Estácio e Osmar Simões, que já haviam passado por lá em outro tempo.
Edyr Proença aceitara o convite para voltar a ser o comandante do novo time.
Já partiram no trem da viagem final : Edyr Proença, Theodorico Rodrigues, Toninho Costa, Nonato Santos, Carlos Estácio e Osmar Simões.
Na foto, aparecem da esquerda pAra a direita:
Agripino, Beraldo, Nonato, Cláudio, Jones, Edyr, Guerreiro, Estácio, Castilho,Theodorico, Simões, Lessa, Toninho e Adonay.