sábado, 8 de junho de 2019

O Bar do Biriba




O Bar Universal que ficava na Carlos Gomes, esquina com a Bailique, nunca foi conhecido por seu nome fantasia. Todos são o chamavam de Bar do Biriba. Seu proprietário, o carecudo e bonachão Biriba, era conhecido nas rodas esportivas – era torcedor ferrenho do Paissandu – nos meios jornalísticos, naquele tempo com destaque para os jornais impressos  e o rádio – além da própria boemia. Afinal, seu bar e restaurante era dos mais concorridos, situava-se quase no coração da zona do meretrício, o “quadrilátero da luxúria” formado pelas ruas Primeiro de Março, Padre Prudêncio, Riachuelo e General Gurjão, nesta última,  onde se localizavam as chamadas  “pensões alegres” das damas da noite de maior status, algumas até estrangeiras conhecidas como “as polacas”.

Biriba foi o primeiro charangueiro de Belém, chefiando a torcida organizada do Papão com batuqueiros e músicos de instrumento de sopro. Era também prestigiado dirigente da extinta Escola de Samba Boêmios da Campina e durante o carnaval promovia animadas batalhas-de-confete com o desfile  das escolas exibindo-se no tablado do palanque armado em frente ao “Universal”.

Em duas fotos de épocas distintas, Biriba aparece na primeira, à cabeceira da mesa, que contava com a presença de dois conhecidos cronistas esportivos: Grimoaldo Soares, comentarista da Rádio Clube à direita de gravata, e Moacir Calandrini, o saudoso Mestre Calá, o terceiro à esquerda. A foto é da década de 1950.

Na outra, em 1978, da esquerda para a direita: eu, Antonio José, o lembrado Ronaldo Bandeira, Eloy Lins, Sergio Noronha e o Biriba.

Na noite, Biriba foi dono das boates Tapera, na Alcindo Cacela e Pigale, em São Braz. Sem contar a rápida temporada como croupier do cassino da Condor (no inicio dos anos 60) até acontecer o golpe militar de 64.



2 comentários:

  1. Meu pai José Assayag foi um frequentador desse bar e restaurante, adorava a comida que servia lá. Saudades.

    ResponderExcluir

Os preferidos da mídia esportiva

  Resultado lógico na escolha dos três  narradores paraenses preferidos  de todos os tempos. Seleção feita por 26 de seus próprios colegas d...