segunda-feira, 17 de junho de 2019

Metrô-FM abala audiência esportiva

Jorge Luiz (à esquerda), com Laulito Miranda, André Júnior e Felipe Silva


Henrique Amado, a revelação da Metrô que puxa muita audiência para a FM.


Amparada na experiência do narrador bragantino Jorge Luiz que já passou pela Marajoara e Liberal com bom desempenho, e ainda na revelação do garotão Henrique Amado que surgiu como um “furacão” metralhando a narração ao melhor estilo de Jones Tavares em tempos idos, a Rádio Metropolitana-FM sobe muito na audiência, principalmente depois que a Liberal desativou recentemente  sua equipe esportiva. Aliás, há  quem afirme que na hora do jogo, somando-se a audiência da extinta equipe Legal com a da Marajoara, a Metrô ganhasse das duas.

Claro que a emissora de Barcarena que transmite todavia sua programação direto de Belém, não foi a pioneira entre as FMs da capita, a transmitir o futebol. A Rauland por quase uma dezena de vezes já tentou a mesma empreitada . Mas sem se segurar por muito tempo no ar. Só obteve sucesso quando Cláudio Guimarães  e o lembrado Jorge Dias foram seus narradores titulares em dois períodos distintos. Mas na emissora da avenida Nazaré tudo é “pra ontem”, além da estreita margem de tempo  que concede à equipe. Praticamente só  a abertura e o encerramento da jornada. E, quando muito,  um programa diário de 30 minutos. E olhe, olhe...

A Metropolitana arrisca-se a concorrer com a Clube que ainda detém o monopólio quase geral da audiência esportiva, enviando narrador para transmitir jogos fora de Belém. E com uma equipe reduzidíssima de apenas sete integrantes; além de Jorge Luiz e Henrique Amador, André Júnior (comentarista e também narrador) e os repórteres  Laulito Miranda, Felipe Silva e Mário Jorge. O plantonista é Wesley Costa.

A Cultura e a nova  CBN, também na faixa FM,  transmitem alguns jogos mais importantes, mas apenas para marcar presença entre as concorrentes.

Fica uma curiosidade no ar: com essa mesma equipe, a Liberal conseguiria se manter disputando a audiência com as tradicionais AMs, Clube e Marajoara?

Pode ser que sim, mas também que não. Há uma relatividade quase absoluta nessa conjectura.
Seja como for, pelo tempo (seis anos)  em que Jorge Luiz está mantendo a Metrô proativa, já é um feito. Embora deva-se reconhecer que a 94-FM é uma emissora  com estilo de programação autenticamente popular. Isso também  ajuda muito na audiência do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil. Em algu...