sábado, 24 de março de 2018

O “gigantesco” Baenão


Quando alguém diz hoje que o estádio “Evandro Almeida” já “agasalhou” até 30 mil torcedores nos anos de 1970, antes da inauguração do Mangueirão(1978) poucos acreditam. E têm lá suas razões, pelo público macro que atualmente o Baenão comporta: 12 mil torcedores, se tanto. 

A foto que ilustra esse texto dá uma demonstração de como ficavam as arquibancadas atrás do gol, tanto o “tobogã” que fica para a avenida Almirante Barroso, quanto o do lado da feira da antiga 25 de Setembro, hoje, denominada de avenida Romulo Maiorana. 

Quando o Remo estreou no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1972 com um time que fez enorme sucesso jogando em Belém, fosse contra qualquer uma das grandes equipes nacionais, é difícil dizer que para um jogo com inicio previsto para as 5 horas da tarde, desde o meio dia (12h) já havia público presente no estádio. E, em grande número. Eram os que desejavam garantir seu lugar antecipadamente. O que com o passar do tempo, onde só uma pessoa ficasse comodamente alojada, parece que “esticava” seu metro quadrado gradativamente, até amontoarem-se várias, uma ao lado (ou quase por cima ) das outras. E sabe Deus como conseguiam ver o jogo. Na hora em que o Leão marcasse um gol, a arquibancada parece vir “desmanchando-se” de cima para baixo. Tanto de um lado como do outro dos dois “tobogãs”. Em seguida, tudo voltaria ao seu estado “normal”. Com cada qual retornando ao seu lugar de origem. Durante a partida, sacos plásticos contendo urina, voavam em cima daquele aglomerado. E “explodiam” seu conteúdo 

sobre os torcedores. Claro que todos achavam ruim, mas “era o que tinha pra hoje”, até o estádio estadual Edgar Proença começar a funcionar em 1978. 

A foto é do começo de 1978 (antes da inauguração do Mangueirão) quando o alambrado pelo lado da avenida Almirante Barroso desabou ante a pressão do numeroso público apoiando-se no aramado. Foi em um jogo entre Remo e Operário de Mato Grosso. O Mangueirão, então, foi franqueado ao público em caráter emergencial, para que acontecesse nova partida em Belém, e o Leão venceu por 2 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil. Em algu...