sábado, 3 de março de 2018

ACLEP – como funciona há quase meio século



Uma das siglas mais conhecidas nos meios esportivos paraenses, a ACLEP (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará) caminha para meio século de existência. A entidade que congrega os integrantes da mídia esportiva paraense –jornais, rádios e TVs – foi fundada em 11 de janeiro de 1969. Sucedeu à antiga ACEP – Associação dos Cronistas Esportivos do Pará. Seu primeiro presidente foi Carlos Estácio, ainda hoje militante do departamento esportivo da Rádio Clube. 

Em maio de 2003, o tão prestigiado congresso anual da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) finalmente aconteceria em nossa capital. Foi um trabalho hercúleo da diretoria do presidente Ferreira da Costa que suplantando todos os obstáculos, conseguiu a chancela de Belém como a sede do grande evento. O 29º congresso da crônica esportiva nacional demonstrou a pujança da ACLEP. Um grandioso evento reconhecido por quantos dele participaram. 

Naquela ocasião, foi lançado um livro contendo a biografia dos mais antigos cronistas em atividade na crônica esportiva paraense e igualmente um memorial dos que militaram na imprensa especializada em épocas mais remotas. Assim também como foi editada uma revista contando a história tanto da ACEP quanto da ACLEP. As duas publicações foram editadas por mim. 

O mais importante, porém, é o vídeo que posto agora em meu blog com depoimentos valiosos sobre esse longo período de atividade da ACLEP que tem hoje como presidente, o jornalista Getúlio Oliva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil. Em algu...