terça-feira, 29 de abril de 2025

Equipes Esportivas inesquecíveis ( 5 )

Cultura teve uma boa equipe

Com o vácuo inesperado  provocado  pela desativação do Departamento de  Esportes da Clube em 1984, a Rádio Cultura que naquele tempo era sintonizada  apenas em Onda Tropical, mas que conseguia ter grande penetração por toda a região amazônica, resolveu montar uma equipe capaz de concorrer com a Marajoara, e a Liberal. A emissora do Governo do Estado, sem tanta nitidez, conseguia também  ser ouvida em Belém.

A Cultura, desde quando foi fundada em 1977 teve uma equipe esportiva reduzida, transmitia sem maior entusiasmo o futebol, mas chegava a concorrer com a Clube  por quase  todo o interior do estado. O som do seu transmissor de onda tropical  penetrava com nitidez em   qualquer  hora do dia, com som límpido por uma  extensa área da Amazônia.

Comandada pelo saudoso Tavernard Neves desde a sua fundação, quando tinha seus estúdios no vizinho município de Marituba, em 1984, porém, já havia se transferido para as instalações  da Imprensa Oficial, onde seria a sede da FUNTELPA - Fundação de Telecomunicações do Pará. Lá funcionaria além da emissora OT,a novel  FM e o futuro  canal 2, a TV Cultura do Pará.

Da equipe pioneira, além de Tavernard, permaneceram: Alexandre Santos. Orlando Barros e Álvaro Nascimento.  Alguns  nomes conhecidos,  com passagens  por outras emissoras foram contratados. Eram profissionais já tarimbados,  e que viriam a dar status ao novo time para ser um real concorrente das duas outras emissoras da capital. A Cultura à época dirigida pelo falecido Orlando Carneiro ( Funtelpa) e Gilvandro Furtado (Rádio) transmitia os jogos dentro e fora do Estado nas competições nacionais; Depois que a FM foi inaugurada, nas partidas mais importantes fundia a OT com o excelente   som da FM e era páreo duro enfrentando a Liberal e e Marajoara.

Por ser integrante da administração pública estadual, com a mudança de governo, novos dirigentes, nem sempre concordavam em manter uma equipe competitiva. Ou chegavam a desativar   seu setor esportivo. Por isso mesmo esta equipe qualificada, não teve duração tão longa. Uns cinco anos, se tanto.

Na foto aparecem, em pé, da esquerda para a direita: Alexandre Santos (repórter), Luiz Araujo (ponta de gol), Orlando  Barros (chefe do Plantão), Jota Serrão (narrador), Julio Linch (comentarista), Tavernard Neves (chefe da equipe ), e Redivaldo lima (repórter). Em baixo, na mesma ordem: Jaílton do Vale (informante do Plantão), Mário Sales (repórter) ,Álvaro Nascimento (coordenador,),Zaire  Filho (narrador) e Hélio Nascimento (repórter).

Já partiram: Luiz Araújo, Júlio Linch, Tavernard Neves, Álvaro e Hélio Nascimento( eram irmãos).




Os preferidos da mídia esportiva

  Resultado lógico na escolha dos três  narradores paraenses preferidos  de todos os tempos. Seleção feita por 26 de seus próprios colegas d...