quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil.
Em alguns anos chegamos a confraternizarmos nas festas de Natal e Ano Novo. Em uma delas, no ano de 2001, aparecem: Em pé: Camilo, Luiz (“Pé de Castro”) e Alfredinho (abraçados). Mas abaixo, sentados: Paulo César, eu, Carlos Sá, Paulo Soares (filho do saudoso comentarista Grimoaldo) e Paulo Fraga. À frente: João Sakamoto (quem souber se ainda está vivo comunique-me... ), Jayme Começanha ( com a indefectível camisa do seu Papão) e à direita, João Lima e Miguel (comendo). É uma ínfima parte da grande galera da Praça do Índio.
Em outra foto: À frente: Paulo César, Adauto e Carlos Sá. Atrás: eu (perto da pilastra) e Walter Santana;e mais adiante Alfredinho (boné), perto dele: (sentados) Paulo Fraga e Camilo.







Ontem (23), Sakamoto partiu. É mais um dos velhos amigos da Praça Brasil que se foi. O "japonês", como nós carinhosamente o chamávamos lá na Praça, teve uma longa passagem pelo jornalismo paraense. Primeiramente na colagem (paginação) nos primórdios do offset do Liberal, em 1972 até 1990. Fui eu quem o indicou para o saudoso Nestor, que integrava aquele setor especializado do novo sistema gráfico do jornal. Sakamoto deixa uma imensa lacuna de saudade por parte de quantos foram seus companheiros no jornalismo paraense. A matéria acima foi inicialmente publicada em 15/01/2014.

Um comentário:

  1. Na eealidade, a postagem primitiva é de 2001. Sakamoto embora iniciando na nova fase gréfica (Offset) de O Liberal no setor de Colagem (Paginação) por onde passaram no inícioo saudoso Walmir Botelho que por longo tempo foi o Chefe de Redação do jornal de Romulo Maiorana e Luis Paulo Freitas, também ja falecido, que durante muitos anos escreveu uma concorrida coluna eclética com o pseudonimo de Paulo Zing. Com o passar do tempo, Sakamoto tornou-se diagramador até deixar O Liberal em 1992. O "Japonês" teve ligeira passagem pela A Província quando o jornal foi comprado aos"Associados" pelo lembrado Gengis Freire.

    ResponderExcluir

Os preferidos da mídia esportiva

  Resultado lógico na escolha dos três  narradores paraenses preferidos  de todos os tempos. Seleção feita por 26 de seus próprios colegas d...