quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil.
Em alguns anos chegamos a confraternizarmos nas festas de Natal e Ano Novo. Em uma delas, no ano de 2001, aparecem: Em pé: Camilo, Luiz (“Pé de Castro”) e Alfredinho (abraçados). Mas abaixo, sentados: Paulo César, eu, Carlos Sá, Paulo Soares (filho do saudoso comentarista Grimoaldo) e Paulo Fraga. À frente: João Sakamoto (quem souber se ainda está vivo comunique-me... ), Jayme Começanha ( com a indefectível camisa do seu Papão) e à direita, João Lima e Miguel (comendo). É uma ínfima parte da grande galera da Praça do Índio.
Em outra foto: À frente: Paulo César, Adauto e Carlos Sá. Atrás: eu (perto da pilastra) e Walter Santana;e mais adiante Alfredinho (boné), perto dele: (sentados) Paulo Fraga e Camilo.







Ontem (23), Sakamoto partiu. É mais um dos velhos amigos da Praça Brasil que se foi. O "japonês", como nós carinhosamente o chamávamos lá na Praça, teve uma longa passagem pelo jornalismo paraense. Primeiramente na colagem (paginação) nos primórdios do offset do Liberal, em 1972 até 1990. Fui eu quem o indicou para o saudoso Nestor, que integrava aquele setor especializado do novo sistema gráfico do jornal. Sakamoto deixa uma imensa lacuna de saudade por parte de quantos foram seus companheiros no jornalismo paraense. A matéria acima foi inicialmente publicada em 15/01/2014.

Um comentário:

  1. Na eealidade, a postagem primitiva é de 2001. Sakamoto embora iniciando na nova fase gréfica (Offset) de O Liberal no setor de Colagem (Paginação) por onde passaram no inícioo saudoso Walmir Botelho que por longo tempo foi o Chefe de Redação do jornal de Romulo Maiorana e Luis Paulo Freitas, também ja falecido, que durante muitos anos escreveu uma concorrida coluna eclética com o pseudonimo de Paulo Zing. Com o passar do tempo, Sakamoto tornou-se diagramador até deixar O Liberal em 1992. O "Japonês" teve ligeira passagem pela A Província quando o jornal foi comprado aos"Associados" pelo lembrado Gengis Freire.

    ResponderExcluir

Turma da Pça. Brasil

Foi a maior turma de bairros dos anos 60. Reuníamos mais de 50 integrantes que residiam nas redondezas da tradicional Praça Brasil. Em algu...